quinta-feira, 14 de junho de 2012

ALPISTE


Alpiste (Phalaris canariensis) pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.
Para humanos a indicação mais comum do alpiste é para terapia de diurese, sempre recomendada e acompanha por um especialista. Mas também são indicadas para quem precisa ou quer emagrecer, sempre associada a uma dieta balanceada. É um grão muito rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxilia o organismo na eliminação de toxinas ingeridas e absorvidas durante as refeições. Suas propriedades antiinflamatórias, regeneradoras de algumas funções hepáticas e pancreáticas ainda são objetos de constantes estudos e aprimoramentos de informações.
É também indicado para quem tem diabetes, pois suas propriedades também incluem aliviar ou sanar edemas e tratar a retenção de líquidos. Alguns estudos ainda trazem informações de que o alpiste pode ajudar no controle da pressão arterial, da acne, reduz o risco de desenvolver cancro e ainda promove eleva o crescimento de unhas e cabelos.  Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário