quinta-feira, 21 de junho de 2012

BOLO DE FUBÁ CROCANTE SEM GLÚTEN

Segue abaixo mais uma receitinha deliciosa sem glúten!!

INGREDIENTES DO BOLO:
2 xícaras (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de castanha do pará picada e torrada
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento
1 vidro de leite de coco

MODO DE PREPARO DO BOLO:
bata as claras em neve com uma colher de café de sal e reserve. Coloque em uma panela o fubá, o leite e o óleo e leve ao fogo para cozinhar até soltar da panela. Deixe esfriar(este é o segredo do bolo) e acrescente aos poucos o açúcar. Bata na batedeira em velocidade média e em seguida junte as gemas também batendo. Desligue e acrescente as castanhas picadas e torradas. Acrescente o fermento e mexa levemente. Depois, acrescente as claras em neve bem devagar. Coloque no forno aquecido por 180°C por 35 minutos.

INGREDIENTES DA COBERTURA:
6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres de agua
50 gramas de fitas de coco para decorar
castanhas inteiras a gosto
castanhas inteiras a gosto

MODO DE PREPARO DA COBERTURA:
em uma pequena panela coloque o açúcar de confeiteiro e a água. Aqueça em banho-maria até ficar em ponto de fio. Desenforme o bolo ainda quente e coloque o leite de coco aquecido com uma colher de açúcar. Cubra o bolo com a calda quante, polvilhe o coco e as castanhas.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BALAS DE ALGAS SWEET JELLY


As Balas de Algas são feitas com agar-agar, extrato natural de algas marinhas.

A Bala Sweet Jelly é um delicioso produto, 100% natural. Possui em sua formulação o açúcar orgânico, produzido sem nenhum aditivo químico, o xarope de glicose de milho, uma solução concentrada de açúcares, aromas e corantes naturais**.

As Balas de Algas Sweet Jelly podem ser encontradas nos sabores morango, cereja, laranja, limão, banana, uva e abacaxi.

* Estas balas não são recomendadas a pessoas diabéticas.
** Os corantes utilizados são cúrcuma, urucum, carmim de cochonilha,
e clorofila.
Especificações:
O Agar-Agar é riquíssimo em fósforo, iodo e sais minerais. É extraido das algas marinhas, podendo ser consumido diariamente, atuando de modo eficaz no combate à flacidez, principalmente naquela decorrente das dietas de emagrecimento. Age como vitalizante celular, retarda o envelhecimento dos tecidos, evita rugas, fortalece unhas, revigora o couro cabeludo evitando a queda dos cabelos. Possui leve ação laxativa, pela formação de um gel emoliente, pois se hidrata no intestino [retem água] estimulando o peristaltismo intestinal [contração e descontração contínua].*
*Dados constantes na Ficha Técnica do Produto

Não Contém Glúten

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ALPISTE


Alpiste (Phalaris canariensis) pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.
Para humanos a indicação mais comum do alpiste é para terapia de diurese, sempre recomendada e acompanha por um especialista. Mas também são indicadas para quem precisa ou quer emagrecer, sempre associada a uma dieta balanceada. É um grão muito rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxilia o organismo na eliminação de toxinas ingeridas e absorvidas durante as refeições. Suas propriedades antiinflamatórias, regeneradoras de algumas funções hepáticas e pancreáticas ainda são objetos de constantes estudos e aprimoramentos de informações.
É também indicado para quem tem diabetes, pois suas propriedades também incluem aliviar ou sanar edemas e tratar a retenção de líquidos. Alguns estudos ainda trazem informações de que o alpiste pode ajudar no controle da pressão arterial, da acne, reduz o risco de desenvolver cancro e ainda promove eleva o crescimento de unhas e cabelos.  Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PÃO INTEGRAL

INGREDIENTES
1 envelope de fermento biológico desidratado
2 xícaras de farinha de trigo integral
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de água morna
1 xícara de leite morno
1 ovo
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de margarina
Farinha de trigo para polvilhar

MODO DE PREPARO
Em um recipiente coloque o fermento, a água morna, açúcar e 1 xícara de farinha integral, mistura bem e deixe crescer por 15 minutos. Junte o açúcar mascavo, ovo, margarina, sal e o restante da farinha de trigo integral com as 2 xícaras de farinha de trigo, alternando com o leite. Misture bem até obter uma massa lisa, sove polvilhando com farinha de trigo, divida a massa e coloque nas formas untadas com óleo. Deixe crescer até dobrar de volume. Se preferir pincel com 1 ovo batido. Leve para assar em forno pré-aquecido em 180°C por 30 minutos.


RENDIMENTO: 2 unidades

sexta-feira, 8 de junho de 2012

COBRE


O cobre é essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.
As concentrações de cobre são maiores no fígado, cérebro, coração e rim. Um pouco do cobre é absorvido no estômago, mas a absorção é máxima no intestino delgado, variando de 25 a 60%. A porcentagem de absorção diminui com a ingestão aumentada. É excretado pela bile no trato intestinal e eliminado nas fezes.
Deficiência de cobre:Excesso de cobre:
Anemia hemocrômica microcítica,
Neutropenia,
Leucopenia,
Desmineralização óssea.
Náusea, vômito,
hemorragia gastrointestinal,
diarréia, anemia hemolítica,
cirrose hepática crônica,
icterícia.
Fontes:
O cobre é distribuído amplamente nos alimentos, sendo que os mais ricos são: ostras, fígado, rim, chocolate, nozes, leguminosas secas, cereais, frutas secas, aves e mariscos.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

GENGIBRE

Cultivada e muito utilizada no Oriente há milhares de anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa e chinesa e indiana. Mas suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ele. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde.

O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico, por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano.

Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo. 

É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.

Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo e é ótimo para combater náuseas e enjôos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra indicada durante a gravidez, as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para aliviar os enjôos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas causadas pelos medicamentos.

Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.